sábado, 24 de maio de 2008

FAYOL


Fayol caracteriza-se por estipular os princípios da administração e pela ênfase na estrutura organizacional. Foi o criador da divisão clássica como: planejar, organizar, coordenar e comandar, que estruturava bem a função de um administrador dentro de uma empresa. Nessa divisão o interesse maior está no funcionamento da organização, na sua produção e no acompanhamento das ordens. Poucos foram os benefícios voltados para os operários, pois não era levado em conta o individual de cada um.
Além das principais funções do administrador, Fayol cria os 14 princípios da administração, que resumindo se baseia na divisão do trabalho a fim de gerar mais produtividade, subordinação do interesse particular, prevalecendo o interesse geral, incentivo ao funcionário de estabelecer um plano e cumprí-los, dentre outras regras que tinham como intenção a manipulação dos trabalhadores de uma forma sutil e estruturada.
A administração científica se estrutura nas idéias de Taylor e Fayol que tem como uma das idéias centrais a associação do homem como um ser impulsionado a apenas incentivos monetários surgindo a expressão muito criticada do “homo ecomicus” que o reduzia a um ser previsível e controlável.
Várias são as criticas sobre seus sistemas estruturais. Devido a exploração dos operários diante seus supervisores, fica nítido a alienação que Fayol impunha aos trabalhadores que apenas exerciam as tarefas. Suas teorias calavam a voz do operário para dar lugar a equipes que eram compostas por chefes e detinham toda voz de comando, delegavam funções e trabalhavam para manter a ordem e supervisionar o trabalho dos demais.
Entende-se que todas essas inovações impostas na administração científica reforçam a idéia da alienação tão discutida nos dias de hoje, pois se percebe com clareza que os trabalhadores eram apenas seres que executavam idéias estudadas dos superiores. Todo o trabalho, execução e produção são dependentes de uma boa organização. E para que se alcance o sucesso estas tarefas devem ser comandadas pelos superiores. Até hoje as teorias de Fayol são usadas nas empresas, porem tornar o funcionário alienado a apenas execução sem o direito de voz desconsiderando o seu lado pessoal, gera insatisfações podendo ate desestruturar uma organização.

2 comentários:

Biah disse...

Muito interessante!
Me ajudou um monte para um trabalho de faculdade..
=)

Anônimo disse...

adooro, estava precisando demais desse resumo para facilitar meu entendimento sobre a teoria de fayol, obg. rose